agosto 07, 2007

Câmera Digital: Vocabulário de Termos

Câmeras SONY com grandes descontoscameras digitais sony
Câmera Digital: Vocabulário de Termos

LCD, USB, compressão, cartão de memória... Para quem não está acostumado com termos de informática, comparar e escolher uma câmera digital pode ser um verdadeiro suplício. Para que você possa tirar as suas dúvidas e escolher o modelo mais adequado às suas necessidades, abaixo estão os principais termos utilizados na descrição de Câmeras Fotográficas Digitais.

Visualizador LCD
É uma tela de cristal líquido. Você pode visualizar o que a lente está captando antes de bater a foto e ver como ficaram as imagens registradas. Dessa forma, você fica sabendo na hora se a foto ficou boa ou se é necessário tirar outra. Nem todos os modelos vêm com esse recurso.

Porta USB
O padrão USB (Universal Serial Bus) é uma forma avançada de comunicação entre o computador e seus periféricos. Por intermédio de um cabo, as imagens são transferidas da câmera digital para o computador - vale lembrar que nem todas as câmeras utilizam essa comunicação. A principais vantagens são a velocidade e a qualidade na transmissão dos dados. Computadores mais antigos não costumam ter essa porta, por isso é indicado verificar a configuração do seu equipamento e a possibilidade de instalação da porta, antes de adquirir a sua câmera.

Pixel / Mega Pixel (MP)
Todas as imagens digitais são formadas por pixels. Quanto maior o número de pixels, melhor a resolução da imagem. Quanto mais pixels você capturar, mais detalhes e nuances de cor e iluminação você terá na imagem, e ela poderá ser impressa em maior tamanho.

JPEG (Joint Photographic Experts Group)
É um formato de arquivo de imagem, comumente encontrado nas câmeras digitais.

Compressão
Compressão é a redução do tamanho do arquivo. Esse recurso, disponível em alguns modelos, permite que caibam mais imagens na memória do equipamento. Porém, quanto mais se comprime a imagem, mais detalhes ela perde.

Zoom óptico
Funciona da mesma maneira que o zoom das câmeras convencionais. Sua função é aproximar, através de lentes, o objeto que vai ser fotografado, conservando a qualidade da imagem. Porém, quanto mais próximo o zoom, menor a profundidade de campo obtida, ou seja, a área focada será menor.

Zoom digital
Aproxima o objeto a ser fotografado, porém, com perda de qualidade na resolução, já que o recurso é feito pelo software da câmera, e não através de lentes.

Cartão de memória removível
Grande parte das câmeras fotográficas digitais utiliza o cartão de memória para o armazenamento das fotos, que serão depois transferidas para o computador. Existem cartões com diversas capacidades de armazenamento, e quanto maior a capacidade, maior a quantidade de fotos. Por exemplo, em um cartão com capacidade de 32 Mb, é possível armazenar 486 fotos na resolução 640x480. Já um cartão de 16 Mb armazena cerca de 236 fotos do mesmo tamanho. Há também modelos que dispõe de memória interna (não removível) e modelos que utilizam disquetes comuns para o registro das imagens. Uma vantagem do cartão removível é que você pode ter vários cartões, e armazenar um número maior de fotos se não puder descarregá-las no computador antes de tirar novas fotos.

Dicas
A maioria das câmeras funcionam com pilhas pequenas (AA) comuns. Como elas têm um consumo alto de energia, o ideal é utilizar pilhas recarregáveis, que são práticas e econômicas.

Uma boa opção para guardar as imagens são as mídias CD-R (CDs para gravação de dados). Com o tempo o espaço disponível no computador pode ser insuficiente para armazenar todas as fotos, e há sempre o risco de algum problema apagar os seus arquivos.

Se o objetivo for imprimir as fotos, é melhor utilizar a maior resolução disponível no equipamento, pois as fotografias terão maior tamanho e qualidade, o que propiciará um resultado melhor na hora da impressão. Existem impressoras especialmente projetadas para a impressão de fotos digitais.

-----
+ Veja também: