julho 26, 2007

Dicas: Câmera e foto digital - Pixel, resolução e memória

Câmeras SONY com grandes descontoscameras digitais sony
Dicas: Câmera e foto digital - Pixel, resolução e memória

Pixel (Picture x Element)

Pixel é o elemento que forma a imagem digital, assim como a prata forma a imagem no filme. Tem um formato quadrado e são alinhados um ao lado do outro.

A quantidade de pixel determina o tamanho da imagem digital. Podemos concluir que a unidade de medida da imagem digital é em pixels e a unidade de medida da fotografia é em cm ou polegadas.

Exemplo: A imagem com 1200x1600 é menor que a imagem com 2400x3000.

Resolução

A resolução determina na câmera digital o tamanho da imagem em pixel, com objetivo de gerar o tamanho da foto no papel conforme a necessidade do cliente.

Uma câmera digital com resolução máxima de 8MP, significa que o sensor CCD tem 8 milhões de pixels com três canais de cores (RGB) cada. Quando reduzimos a resolução, por exemplo, de 8MP para 5MP estamos agrupando os pixels, logo, transformando o espaço com 8MP para 5MP. Sendo assim, os pixels ficaram maiores e de menor quantidade, reduzindo o tamanho da foto final.

Cartão de Memória

O cartão de memória faz o papel do filme fotográfico na câmera digital. É um chip removível de memória com a finalidade de gravar e apagar as imagens.

As capacidades de memória em MB ou GB determinam a quantidade de fotos e o tempo do vídeo a serem armazenados. Existem outros fatores como o tipo de cena e nível de compactação escolhido que determinam a capacidade de armazenamento.

Existem vários tipos de padrões dos cartões de memória:

SD: Secure Digital (Kodak)
CF: Compact Flash (Canon e Nikon)
MS: Memory Stick (Sony)
XD: Extra Drive (Olympus e Hitachi)

Na câmera digital a memória interna, assim como os cartões de memória removível, cumpre o papel do filme, pois grava as fotos em todos os tamanhos e formatos, assim como pequenos vídeos.

Fonte: Kodak