agosto 06, 2007

Como selecionar a câmera digital apropriada para você

Câmeras SONY com grandes descontoscameras digitais sony
Como selecionar a câmera digital apropriada para você
por Roberto Sedycias

Capturar momentos nunca foi tão fácil antes das câmeras digitais fazerem parte do mundo da fotografia. Desde então tem havido uma crescente publicidade internacional em torno das câmeras digitais. Japão, Coréia do Sul e China têm sido os principais responsáveis pela industrialização de câmeras digitais desde a sua concepção. Hoje, não existe nenhum serviço de comunicação que funcione sem usar câmeras digitais. No nosso dia a dia, já consideramos a câmera digital como sendo um item indispensável. Ela certamente deu uma nova definição ao mundo da fotografia.

Existem muitos modelos de câmeras digitais, com recursos os mais variados sendo ofertadas hoje no mercado. E você terá que decidir qual será a sua escolha entre tantas opções daquela que melhor irá satisfazer as suas necessidades. Provavelmente você tomou conhecimento de marcas como por exemplo Kodak, Nikon, Canon, Minolta, Sony, Panasonic, Polaroid, Olympus, Fujifilm, HP, Samsung, etc. Este artigo analisa as particularidades de marcas famosas e de diferentes modelos de câmeras digitais no intuito de ajudá-lo a selecionar a câmera certa para você.

Para iniciar o processo de seleção, você precisa decidir se está querendo adquirir uma câmera pequena e compacta, uma câmera mais sofisticada, uma com grande capacidade de zoom, ou uma câmera SLR. Essas podem custar de 100 a 2000 dólares. Você deverá fazer a sua escolha levando em conta a sua realidade econômica e as suas necessidades.

Quais recursos você deve comparar entre as marcas quando da seleção de uma câmera digital? O recurso mais importante é a resolução em mega pixels. Em uma linguagem mais simples, essa particularidade é que vai determinar em quanto você pode aumentar a imagem sem comprometer a qualidade da foto. Quanto maior a resolução, melhor será a foto. Isso não significa dizer que você deverá adquirir um modelo com o maior número de mega pixels no mercado. Normalmente as pessoas imprimem fotos de tamanhos 4x6 ou 5x7, se esse for o seu caso, qualquer câmera a partir de 4 mega pixels terá resultados satisfatórios.

Outro aspecto a ser analisado é a capacidade de zoom da lente. Zoom ótico e zoom digital são diferentes. O zoom ótico significa o zoom produzido pela lente, enquanto que o zoom digital simplesmente aumenta o tamanho da imagem sem acrescentar nenhum detalhe. De uma maneira mais simples, 3x o zoom ótico significa dizer que você poderá ter a imagem aproximada três vezes mais do que a imagem captada pelos olhos.

Outro importante aspecto é o da compatibilidade com outros aparelhos. Certifique-se de que a câmera que você vai adquirir é compatível com o seu computador, impressora, cartão de memória, disco USB, etc. Geralmente as câmeras digitais já vêm com memória interna, porém com capacidade limitada, de modo que você vai precisar adquirir cartões de memória adicionais, popularmente conhecidos como cartões digitais seguros (SDC) e cartões multimídia (MMC).

O próximo aspecto importante é o tamanho do visor que proporciona a imagem digital instantaneamente. Esses visores fizeram com que as câmeras digitais repusessem as câmeras convencionais tão rapidamente. O visor lhe proporciona rever a imagem e excluir as que você não gostar. O visor das câmeras digitais LCD têm um tamanho de 3 inches em média.

Outro aspecto que faz com que a sua câmera seja mais conveniente inclui o ajuste automático de luminosidade, flash automático, redução de red-eye, arquivos em formatos (TIFF, RAW ou JPEG), compatibilidade de áudio e vídeo, estabilizador de imagem,controle de exposição manual, velocidade da câmera, peso e tamanho, tipo de bateria (lithium ou normal), vida útil da bateria,etc.

A variedade de modelos e de recursos das câmeras digitais é tanta, que escolher uma pode parecer difícil para um principiante. Isso fica cada dia mais complicado com os avanços tecnológicos. Porém todos os recursos já mencionados dão uma nova dimensão a fotografia e facilitam até para um amador conseguir fotos com qualidade superior.

Roberto Sedycias
Consultor de Informática do www.PoloMercantil.com.br