janeiro 04, 2008

Dicas sobre a fotografia digital

Câmeras SONY com grandes descontoscameras digitais sony
Dicas sobre a fotografia digital

  • Câmeras digitais
Enquanto as câmeras com filme gravam as imagens geradas pela luz que entra através da lente no filme fotográfico, uma câmera digital utiliza um sensor de CCD (Dispositivo de Acoplamento de Carga) para transformar a luz em dados digitais.
Em outras palavras, a imagem é capturada com dados digitais.

  • O que é um pixel?
Uma foto digital é composta por pequenas unidades de informação, ou "elementos de imagem", conhecidos como pixels. Além das câmeras digitais, os monitores de computador e outros tipos de visores são feitos de elementos de imagem semelhantes. Cada pixel é composto por três cores: vermelho, verde e azul (RGB). Uma alta quantidade de pixels indica um volume maior de informações na imagem, e a contagem de pixels tornou-se uma medida comum do desempenho de câmeras digitais.

  • Sobre a resolução
A resolução, ou densidade da imagem (a quantidade de detalhes), é indicada em pontos por polegada (dpi) - a quantidade de pixels em cada polegada quadrada da imagem. Quanto mais alto o dpi, mais detalhadas são as imagens.

  • Sobre os ajustes de sensibilidade
Quando a cena está apropriadamente iluminada, configurar a câmera para a sensibilidade mais baixa irá possibilitar a captura de imagens altamente detalhadas. Com baixa iluminação ou ao fotografar objetos com movimentos rápidos, uma configuração para sensibilidade mais alta irá ajudar a capturar as imagens desejadas.

  • Sobre o tipo de mídia
Ao invés de um filme, as câmeras digitais gravam as imagens capturadas em pequenos cartões de memória digital. As imagens armazenadas em mídia digital podem ser transferidas para um computador, impressas em uma impressora ou impressas em sua loja de fotografias digitais local.