por Rafael Rigues
Cada nova geração de câmeras digitais que chega ao mercado traz um aumento na resolução do sensor de imagem. Essa resolução é medida em megapixels. Se há três anos a média era de 4 megapixels nas máquinas para usuários iniciantes, hoje a maioria das câmeras vem equipada com sensores de 7 ou 8 megapixels.
Alguns modelos mais sofisticados, mas ainda destinados a fotógrafos de primeira viagem, chegam a trazer sensores que ultrapassam a casa dos 10 megapixels.
Os números fazem a alegria dos fabricantes, que estampam embalagens e adesivam equipamentos com avisos sobre todos os megapixels da máquina. O que a maioria dos usuários não sabe é que, na maioria dos casos, nem é necessário usar uma resolução tão alta.
- Megapixels para quê?
Para que você obtenha uma revelação de qualidade, é recomendável que a imagem no papel tenha uma resolução de pelo menos 300 pixels por polegada (os DPI, do inglês "dots per inch", ou pontos por polegada). A resolução final da fotografia está diretamente ligada ao número de pixels da imagem e do tamanho de revelação que se deseja.
Veja abaixo o tamanho da ampliação e o número mínimo de pixels (e o equivalente em megapixels) para uma revelação de boa qualidade. Atente para o fato de que maioria das câmeras permite selecionar a resolução a ser usada.
Resolução para imprimir
- Tamanho / Pixels / MP
- 10 x 15 cm / 1800 x 1200 / 2,1
- 13 x 18 cm / 2100 x 1500 / 3,2
- 15 x 21 cm / 2500 x 1800 / 4,5
- 20 x 30 cm / 3600 x 2400 / 8,6
Resoluções maiores são, na prática, um desperdício de espaço em disco e no cartão de memória —a não ser que você pretenda imprimir fotos em tamanho de pôsteres. Aí, sim, uma câmera com sensor de 8 ou mais megapixels pode ser uma boa opção. Ela permitirá, por exemplo, impressões em tamanhos equivalentes a 20 x 30 cm.
Há, ainda, outra vantagem que um sensor com alta resolução permite: o recorte e reenquadramento de uma cena sem perda da definição da imagem. Um bom truque para suplementar o zoom deficiente em uma câmera é usar a resolução máxima na hora de bater a foto e deixar o zoom no nível máximo.
Depois, no computador, você pode recortar a cena deixando apenas a parte que quer destacar. Com isso, você obtém uma imagem com resolução menor, mas com o "assunto" preenchendo todo o quadro.
- Esqueça o zoom digital
Uma dica valiosa é ignorar o "zoom digital" que mais atrapalha do que ajuda. Quem confia nele clica imagens desfocadas, borradas ou "pixeladas" (quadriculadas), resultado do processo que a câmera usa para aumentar a imagem. Para não ter surpresas desagradáveis, limite-se ao zoom óptico: uma boa câmera doméstica deve ter zoom óptico de pelo menos 3x, mas quanto mais, melhor.
- Estabilização de imagem
Estes sistemas tem vários nomes de acordo com o fabricante: O.I.S. (Optical Image Stabilization - Estabilização Ótica de Imagem), IS, Vibration Reduction, Steady Shot, etc. Os sistemas de estabilização ótica tem os melhores resultados, mas mesmo estabilização digital é melhor do que nada.
Os cartões de memória Secure Digital (SD), permitem que você armazene suas fotos, músicas e dados num cartão pequeno, rápido e seguro. Estes cartões de memória, foram criados para atender aos novos dispositivos eletrônicos, cada vez menores e que necessitam de um bom espaço de armazenamento. Ideais para Câmeras digitais, MP3 players, Pocket PC´s, Palms, Celulares, Filmadoras digitais, Notebooks e Desktops. Possibilita ainda o uso de criptografia.
Fácil de usar, a Câmera Digital Canon PowerShot A550 oferece uma resolução de 7.1 Megapixels, zoom óptico de 4x e sensibilidade ISO800 que expande as possibilidades de capturar imagens em ambientes de pouca luz. Seu procesador de Imagen Digic II exclusivo Canon e a tecnologia iSAPS proporcionam lindas fotografias com qualidade extrema. Além disso, oferece opção de vídeo-clipes de alta definição com rápida seqüência de quadros.
Aproveite a qualidade de vídeo excepcional e a conveniência de gravação direta para DVD com a Filmadora Digital Sony DVD DCR-DVD308, formato DVD, modelo Handycam DCR-DVD308 da Sony. Com um sensor CCD HAD Avançado de 1.0 Megapixel, Zoom Óptico de 25x e lente Carl Zeiss Vario-Tessar de qualidade profissional, esta filmadora digital oferece vídeos nítidos e limpos, que competem com uma filmadora digital formato MiniDV em qualidades gerais. E o melhor de tudo é que você grava diretamente os seus vídeos em discos Dupla Camada DVD-R/W ou DVD+R/W de 3", que podem ser vistos facilmente na maioria dos DVDs Players e PCs atuais. Os recursos ainda incluem fotos com resolução de 640 x 480, Sistema de Gravação Noturna Super NightShot Plus e Estabilização de Imagem Super SteadyShot. Seu design também é leve e compacto, sendo ideal para praticamente todas as situações de gravação, seja em sua casa, no seu escritório ou em suas viagens.
Especificações
Especificações